Em Andamento

A SEAD tem o objetivo de abrigar projetos que atendem aos critérios de fazer uso de tecnologia educacional e ter relevância social. Os projetos atuais, apresentados abaixo, atendem a esses critérios.

O Curso ESCUTA: Estratégias Integradas de Cuidado aos Usuários de Álcool e outras Drogas é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAD-MJSP) e executado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC).

O ESCUTA, focado nas estratégias de cuidado, visa provocar reflexões sobre técnicas e estratégias de cuidado para o tratamento de usuários de substâncias psicoativas; além de contribuir para a construção do conhecimento dos profissionais da saúde e de outras áreas, de modo a atuar de forma mais integrada e articulada com a rede de proteção social e com os sujeitos que apresentam problemas relacionados com o uso de drogas.

O curso objetiva capacitar profissionais da área da saúde para a utilização de técnicas integradas acerca do cuidado e tratamento de usuários de álcool e outras drogas.

Conta com a estrutura do curso foi pensada de forma a apresentar os conteúdos pertinentes e necessários para a capacitação dos profissionais, envolvendo três módulos de conteúdos teóricos reflexivos e um módulo de exercício prático. Na proposta metodológica deste curso, você será o principal agente do seu processo de aprendizagem. Terá a sua disposição um material didático desenvolvido a partir de situações concretas vivenciadas por profissionais que lidam com pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas, e contará com o auxílio de tutores que lhe acompanharão durante todo o curso.

Para maiores detalhes acesse AQUI
Para Seleção de Tutores UFSC, clique AQUI

 

Conhecendo-a-UFSC-foto-1

Conhecendo a UFSC
O projeto “Conhecendo a UFSC” introduz e padroniza informações a respeito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para os novos alunos brasileiros e estrangeiros, referentes à estrutura física, organizacional e de apoio, personalizada de acordo com o público-alvo, facilitando sua adaptação. Ao adquirir esse conhecimento prévio de como é estudar na instituição, suas regras, sua estrutura, sua cultura, dentre outros aspectos, o aluno poderá usufruir o que o sistema público federal de Educação oferece na formação do ser humano para o exercício profissional.

A Secretaria de Educação a Distância – SEAD percebeu a necessidade de apresentar a UFSC a esses novos alunos, por intermédio de mídias e tecnologias conhecidas pelo público, afinal elas fazem parte de seu cotidiano. Dessa forma, os ingressantes na UFSC poderão conhecer ao mesmo tempo e em qualquer local o que a instituição tem a oferecer e desenvolve-se o sentimento de pertencimento dos alunos distantes de Florianópolis, mas integrantes desta instituição, e estabelece-se uma nova forma de integração dos novos alunos na comunidade universitária.

A UFSC é constituída por cerca de 50 mil pessoas, entre docentes, técnicos-administrativos em educação e alunos. São mais de 43 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Além da estrutura disponível em Florianópolis, a UFSC tem campi nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Em cada uma dessas cidades a UFSC produz, sistematiza e socializa o conhecimento, contribuindo para desenvolvimento dos alunos e da região.

Parceiros: SEAD, PRAE, PROGRAD e SINTER