Em Andamento

A SEAD tem o objetivo de abrigar projetos que atendem aos critérios de fazer uso de tecnologia educacional e ter relevância social. Os projetos atuais, apresentados abaixo, atendem a esses critérios.

Conhecendo-a-UFSC-foto-1

Conhecendo a UFSC
O projeto “Conhecendo a UFSC” introduz e padroniza informações a respeito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para os novos alunos brasileiros e estrangeiros, referentes à estrutura física, organizacional e de apoio, personalizada de acordo com o público-alvo, facilitando sua adaptação. Ao adquirir esse conhecimento prévio de como é estudar na instituição, suas regras, sua estrutura, sua cultura, dentre outros aspectos, o aluno poderá usufruir o que o sistema público federal de Educação oferece na formação do ser humano para o exercício profissional.

A Secretaria de Educação a Distância – SEAD percebeu a necessidade de apresentar a UFSC a esses novos alunos, por intermédio de mídias e tecnologias conhecidas pelo público, afinal elas fazem parte de seu cotidiano. Dessa forma, os ingressantes na UFSC poderão conhecer ao mesmo tempo e em qualquer local o que a instituição tem a oferecer e desenvolve-se o sentimento de pertencimento dos alunos distantes de Florianópolis, mas integrantes desta instituição, e estabelece-se uma nova forma de integração dos novos alunos na comunidade universitária.

A UFSC é constituída por cerca de 50 mil pessoas, entre docentes, técnicos-administrativos em educação e alunos. São mais de 43 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Além da estrutura disponível em Florianópolis, a UFSC tem campi nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Em cada uma dessas cidades a UFSC produz, sistematiza e socializa o conhecimento, contribuindo para desenvolvimento dos alunos e da região.

Parceiros: SEAD, PRAE, PROGRAD e SINTER

sead

Esportes Olímpicos na UFSC

A série de programas “Esportes Olímpicos na UFSC”, veiculada na TV UFSC, no site da SEAD e dos parceiros do projeto, assim como nas redes sociais, tem a finalidade de gerar informação e conhecimento a respeito das modalidades olímpicas presentes nas Olimpíadas e desenvolvidas na Universidade. Além de apresentar as modalidades, os vídeos trarão informações sobre o que a UFSC oferece para a comunidade em sua estrutura física e profissional, estimulando a prática do esporte.

O campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina é uma das sedes de treinamento e aclimatação para os atletas olímpicos nas modalidades de atletismo da Olimpíada Rio 2016, ou seja: algumas delegações vieram a Florianópolis  treinar e buscar sua adaptação ao clima, à cultura, ao local da realização das competições. O natural interesse despertado pela presença dessas delegações e pela Olimpíada em si é uma oportunidade de democratizar essas modalidades esportivas e atrair a comunidade local a praticá-las.

Além do envolvimento no treinamento de profissionais, a UFSC desenvolve também esportistas universitários, com  estrutura disponível de qualidade necessária para formar atletas de elite e melhorar a sua performance. Em paralelo ao uso dessa estrutura para treinamento de alto rendimento, também é oportunizada à comunidade em geral a possibilidade de praticar diversos esportes e atividades físicas, por meio da política  extensionista da universidade.

O esporte, além dos benefícios individuais, cumpre papel sociocultural importante nas diversas possibilidades que ele proporciona ao coletivo e que a UFSC, como instituição, tem o compromisso de incentivar na comunidade. Como Nelson Mandela disse: “o esporte tem o poder de mudar o mundo. Ele tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas outras coisas podem fazer. Ele fala com os jovens em uma linguagem que eles podem entender”.  Ao disponibilizar esse conhecimento, contribui-se para o desenvolvimento cultural e social, legado pretendido com a organização e realização das olimpíadas no Brasil.

Tocha Olimpíca: https://www.youtube.com/watch?v=PuRsYn3ArJQ

Atletismo: https://www.youtube.com/watch?v=fyXzq6CrJ3Q

Judô: https://www.youtube.com/watch?v=-xSXXhMNVII

Parceiros: SEAD/SESP/PROEX/TV UFSC